Ana Caldas

a artista

Em 1989, Inscrevi-me no Curso de Joalharia do Centro de Arte e Comunicação Visual (AR.CO) em Lisboa e comecei a interessar-me pela aprendizagem das técnicas que aplicava em diversos materiais permitindo criar formas livres. Fui condensando numa ideia ou numa peça um sem fim de emoções que expressava através de desenhos, colagens e jóias experimentais, empregando materiais de desperdício (papel de jornal, revistas, latas de Coca-Cola). Mais tarde tive oportunidade de frequentar a Escola de Joalheiros Contacto Directo e realizei um estágio de 3 meses na Holanda. Durante o período de estudante  participei em diversas exposições e workshops.
Depois de um interregno, retomei a joalharia.
Em 2002, retomei a Joalharia. As primeiras jóias são idealizadas num ambiente de grande transformação e vitalidade. Nasceu uma vontade de transmitir algo novo,  exigindo-me pesquisas e aprofundamentos, quer das formas, quer dos conteúdos.
A importância das artes e dos ofícios, assim como a dignificação do objecto/Jóia, artesanal e artístico, face ao enquadramento actual industrializado, uniformizado e globalizado, reforçou também a abertura a novos caminhos.
Criei as Manufacturas do al-Andalus, desenhei e executei jóias e outros objectos artísticos de inspiração ibero-muçulmana; pretendia chamar a atenção para este vasto e rico património artístico e cultural, material e imaterial, onde encontrei na poesia o eco maior que necessitava para dar início a todas as formas. Entre 2007 e 2015 foi um período de abundante criação e execução com o fulgor das minhas mãos.
A Joalharia tornou-se para mim o veiculo de expressão maior,  personalizada, permeável a outras influências, à capacidade em absorver e recriar símbolos, a novas visões do mundo, à metáfora e ao deleite estético.
Paralelamente tenho vindo a realizar diversas exposições individuais e colectivas, participo em feiras de artesanato nacionais e internacionais, executo encomendas personalizadas, publico artigos sobre o meu trabalho e colaboro em vários projectos artísticos.
Curriculum Vitae de Ana Caldas
Educação, Formação & Workshops

educação

1983/85 Curso de Artes e Técnicas dos Tecidos, Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, Porto
1988 Inicia estudos de Joalharia/Cravação no Cindor – Centro de formação de Ourivesaria do Norte, Gondomar  
1989/91 Plano de Estudos Básico em Joalharia do AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa
1991/92 Frequência do Curso de Joalharia na Escola Contacto Directo, Lisboa  
1992 Estágio profissional com o joalheiro Jos Peperkamp, Alkmaar, Holanda
2005/06 Frequência do Curso de Joalharia na Escola Engenho e Arte, Porto 

formação, jornadas e seminários

2003
“Tesouros da Prataria Portuguesa, da Idade Média ao séc. XX”, ministrado pelo Prof. Dr. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa na Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Lisboa.
2005 III Encontros Ibéricos de Artesanato, Iberiona, Barcelona.
2005/06 “Sinergias: Empreendedorismo Feminino”, Associação Famílias, Braga, Setembro a Março.
2007 “Tecnologia arcaica do bronze e do ouro”, realizado no Centro de Estudos Arqueológicos da Universidade de Coimbra pela arqueóloga Barbara Armbruster, 20-22 Abril
2007 “Terra do Ouro”, Póvoa de Lanhoso, 24-26 Maio.
2009 I Jornadas do Couro – Workshop de Couros, em colaboração com Franklin Pereira, Vila Verde, Seia, Outubro.
2011 “A ourivesaria na Idade do Ferro - da extracção ao objecto”, proferida pela arqueóloga Carla Brás Simões, Centro de Investigação Transdisciplinar, Cultura, Espaço e Memória, Universidade do Minho, 7 Janeiro.
2011 “O Homem entre a ciência e a religião: do real físico ao sensitivo”, Escola Superior de Tecnologia de Tomar, do Instituto Politécnico de Tomar, 13-14 Maio.
2011 VI Encontros Ibéricos de Artesanato, Iberiona, Biblioteca do Palácio de Cristal, Porto, 6 a 8 de Outubro.

workshops

1991
Workshop com Brigitte Moser e Fritz Loosli, Braunwald, Suíça, Agosto
1991 Workshop com Paolo Marcolongo, AR-CO, Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa, 11-15 Março
1991 Workshop com Giampaollo Babetto, Escola Contacto Directo
1991 Workshop com Jurgen Bock, Escola Contacto Directo
2008 Workshop “Introdução à aplicação de esmaltes sobre metais” com Sofia Serrano, AR.CO, Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa, 14-24 Janeiro
2011 1º Workshop, Projecto Gradouro, departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, Guimarães, 17-31 Janeiro
Conferências, Palestras & Apresentações
2009
Uma viagem à Índia, ESAD - Escola Superior de Arte e Design, Porto, 7 de Maio.
2009 Palestra e apresentação do meu trabalho, integrada nas Jornadas do Património organizada pela Associação “Renovar a Mouraria”, Lisboa, Jardim da Rosa, 26 de Setembro.
2010 Palestra sobre o trabalho de bolseira na Índia, Braga, Casa do Professor, 17 Fevereiro.
2012 Concepção e execução artesanal, património histórico/artístico e o espírito que não morre, 1ª Conferência Ibérica de Ourivesaria, Viana do Castelo, Junho.
2015 Joalharia de inspiração ibero-muçulmana: património, arte e ornamento, Heritage Talks, Feira do Património, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra, 11 Outubro.
2016 O meu coração abriu-se a todas as formas, Apresentação em Cartaz, Encontro com a História, Campo Arqueológico de Mértola, 17 a 18 de Junho.
Prémios
1991
Prémio da Refrige (representante da Coca-Cola em Portugal) pelo trabalho de pesquisa e originalidade artística, Lisboa.
2007 “Menção Honrosa” – Colar “Hom Árvore da Vida”, Prata e olho-de-tigre, FIA - Feira Internacional de Artesanato, Lisboa.
2007 Seleccionada pela Delegação regional do Norte para o Prémio Nacional de Artesanato dedicado ao tema “O Brinquedo” na modalidade de Artesanato Moderno – I.E.F.P., Braga, Junho.
2009 “Título de Referência de Qualidade” – Alfinete “Onírico feminino”, Prata, concha do mar e coral (Certame 2009, Argo – Associação Artística de Gondomar).
2012 Prémio “Melhor Apresentação – Tradição”, 1ª Conferência Ibérica de Ourivesaria, Viana do Castelo, Junho.
Bolsas e Viagens de Estudo

Bolsas de Estudo

2008
Bolseira da Fundação Oriente [ver relatório]

Viagens de Estudo

2011
Schmuck/ Feira de Joalharia, organizada pela Pin – Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea, Munique, Alemanha, de 15 a 19 de Março
Participações em Feiras
2007/10
FIA - Feira Internacional de Artesanato, Lisboa, Portugal
2012 FIA - Feira Internacional de Artesanato, Lisboa, Portugal
2013 FATACIL – Feira de Artesanato, Lagoa, Algarve, Portugal
2014 BIJHORCA- Feira Internacional de Joalharia, Relógios e Indústria, Porta de Versalhes, Paris, França
2014 PORTOJÓIA - Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, Exponor, Porto, Portugal
2014 LXD - Lisboa Design Show, FIL, Lisboa, Portugal
Tempos de estudante e Estágio de Ana Caldas