Ana Caldas

a artista

Ana Morais Caldas nasceu em 1965, em África, Luanda.
Vive e trabalha em Braga desde 2004.
Alguém disse que o primeiro encontro de uma criança com a arte se faz com os seus brinquedos. O mesmo se passou comigo. Uma infância em Angola com tempo para a fruição e lazer entre matérias naturais – água, terra, árvores, pedras – e depois na adolescência em Portugal, em Trás - os- Montes. Nos anos de estudante na Escola Secundária Soares dos Reis – ensino artístico –, a opção por “Artes dos Tecidos” proporcionou os primeiros encontros com a História da Arte, o manuseio de tecnologias e matérias, o desenho de observação e criação. As horas livres em bibliotecas e tertúlias poéticas espontâneas acrescentaram ao meu imaginário outras possibilidades e vontades.
Em 1989, Inscrevi-me no Curso de Joalharia do Centro de Arte e Comunicação Visual (AR.CO) em Lisboa e a aprendizagem da Joalharia exerceu sobre mim um enorme fascínio. Comecei a interessar-me pelas inúmeras possibilidades que as técnicas e os diversos materiais permitiam, condensando numa ideia ou numa peça um sem fim de emoções. Nesse período de estudante realizei uma série de pesquisas e estudos sobre a Pop Art, culminando nalgumas jóias experimentais, empregando materiais de desperdício (papel de jornal, revistas, latas de Coca-Cola). Mais tarde realizei um estágio no estrangeiro, participei em workshops e envolvi-me em diversas actividades.
Depois de um interregno, retomei a joalharia.
Em 2002, uma grande transformação fez renascer a ideia de criar novamente e as primeiras jóias são idealizadas num ambiente de grande vitalidade. Nasceu uma vontade de transmitir algo de novo, exigindo-me novos processos de criação, pesquisa e aprofundamento, quer das formas, quer dos conteúdos.
O reconhecimento além-fronteiras da importância das artes e dos ofícios, assim como a dignificação do objecto de ornamento corporal artesanal e artístico face ao enquadramento actual industrializado, uniformizado e globalizado, reforçou a abertura a novos caminhos.
Criei as Manufacturas do al-Andalus, desenhei e executei jóias e outros objectos artísticos de inspiração ibero-muçulmana; pretendia chamar a atenção para este vasto e rico património artístico e cultural, material e imaterial, onde encontrei na poesia o eco maior que necessitava para dar início a todas as formas. Entre 2007 e 2015 foi um período de abundante criação e execução com o fulgor das minhas mãos.
A Joalharia tornou-se para mim uma forma de arte muito personalizada, permeável a outras influências, à sua capacidade em absorver e recriar símbolos, a novas visões do mundo, à metáfora e ao deleite estético.
Paralelamente tenho vindo a realizar diversas exposições individuais e colectivas, participo em feiras de artesanato nacionais e internacionais, executo encomendas personalizadas, publico artigos sobre o meu trabalho e colaboro em vários projectos artísticos.
Curriculum Vitae de Ana Caldas
Educação, Formação & Workshops

educação

1983/85 Curso de Artes e Técnicas dos Tecidos, Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, Porto
1988 Inicia estudos de Joalharia/Cravação no Cindor – Centro de formação de Ourivesaria do Norte, Gondomar  
1989/91 Plano de Estudos Básico em Joalharia do AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa
1991/92 Frequência do Curso de Joalharia na Escola Contacto Directo, Lisboa  
1992 Estágio profissional com o joalheiro Jos Peperkamp, Alkmaar, Holanda
2005/06 Frequência do Curso de Joalharia na Escola Engenho e Arte, Porto 

formação, jornadas e seminários

2003
“Tesouros da Prataria Portuguesa, da Idade Média ao séc. XX”, ministrado pelo Prof. Dr. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa na Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Lisboa.
2005 III Encontros Ibéricos de Artesanato, Iberiona, Barcelona.
2005/06 “Sinergias: Empreendedorismo Feminino”, Associação Famílias, Braga, Setembro a Março.
2007 “Tecnologia arcaica do bronze e do ouro”, realizado no Centro de Estudos Arqueológicos da Universidade de Coimbra pela arqueóloga Barbara Armbruster, 20-22 Abril
2007 “Terra do Ouro”, Póvoa de Lanhoso, 24-26 Maio.
2009 I Jornadas do Couro – Workshop de Couros, em colaboração com Franklin Pereira, Vila Verde, Seia, Outubro.
2011 “A ourivesaria na Idade do Ferro - da extracção ao objecto”, proferida pela arqueóloga Carla Brás Simões, Centro de Investigação Transdisciplinar, Cultura, Espaço e Memória, Universidade do Minho, 7 Janeiro.
2011 “O Homem entre a ciência e a religião: do real físico ao sensitivo”, Escola Superior de Tecnologia de Tomar, do Instituto Politécnico de Tomar, 13-14 Maio.
2011 VI Encontros Ibéricos de Artesanato, Iberiona, Biblioteca do Palácio de Cristal, Porto, 6 a 8 de Outubro.

workshops

1991
Workshop com Brigitte Moser e Fritz Loosli, Braunwald, Suíça, Agosto
1991 Workshop com Paolo Marcolongo, AR-CO, Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa, 11-15 Março
1991 Workshop com Giampaollo Babetto, Escola Contacto Directo
1991 Workshop com Jurgen Bock, Escola Contacto Directo
2008 Workshop “Introdução à aplicação de esmaltes sobre metais” com Sofia Serrano, AR.CO, Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa, 14-24 Janeiro
2011 1º Workshop, Projecto Gradouro, departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, Guimarães, 17-31 Janeiro
Conferências, Palestras & Apresentações
2009
Uma viagem à Índia, ESAD - Escola Superior de Arte e Design, Porto, 7 de Maio.
2009 Palestra e apresentação do meu trabalho, integrada nas Jornadas do Património organizada pela Associação “Renovar a Mouraria”, Lisboa, Jardim da Rosa, 26 de Setembro.
2010 Palestra sobre o trabalho de bolseira na Índia, Braga, Casa do Professor, 17 Fevereiro.
2012 Concepção e execução artesanal, património histórico/artístico e o espírito que não morre, 1ª Conferência Ibérica de Ourivesaria, Viana do Castelo, Junho.
2015 Joalharia de inspiração ibero-muçulmana: património, arte e ornamento, Heritage Talks, Feira do Património, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra, 11 Outubro.
2016 O meu coração abriu-se a todas as formas, Apresentação em Cartaz, Encontro com a História, Campo Arqueológico de Mértola, 17 a 18 de Junho.
Prémios
1991
Prémio da Refrige (representante da Coca-Cola em Portugal) pelo trabalho de pesquisa e originalidade artística, Lisboa.
2007 “Menção Honrosa” – Colar “Hom Árvore da Vida”, Prata e olho-de-tigre, FIA - Feira Internacional de Artesanato, Lisboa.
2007 Seleccionada pela Delegação regional do Norte para o Prémio Nacional de Artesanato dedicado ao tema “O Brinquedo” na modalidade de Artesanato Moderno – I.E.F.P., Braga, Junho.
2009 “Título de Referência de Qualidade” – Alfinete “Onírico feminino”, Prata, concha do mar e coral (Certame 2009, Argo – Associação Artística de Gondomar).
2012 Prémio “Melhor Apresentação – Tradição”, 1ª Conferência Ibérica de Ourivesaria, Viana do Castelo, Junho.
Bolsas e Viagens de Estudo

Bolsas de Estudo

2008
Bolseira da Fundação Oriente [ver relatório]

Viagens de Estudo

2011
Schmuck/ Feira de Joalharia, organizada pela Pin – Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea, Munique, Alemanha, de 15 a 19 de Março
Participações em Feiras
2007/10
FIA - Feira Internacional de Artesanato, Lisboa, Portugal
2012 FIA - Feira Internacional de Artesanato, Lisboa, Portugal
2013 FATACIL – Feira de Artesanato, Lagoa, Algarve, Portugal
2014 BIJHORCA- Feira Internacional de Joalharia, Relógios e Indústria, Porta de Versalhes, Paris, França
2014 PORTOJÓIA - Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, Exponor, Porto, Portugal
2014 LXD - Lisboa Design Show, FIL, Lisboa, Portugal
Tempos de estudante e Estágio de Ana Caldas